O Dr. Ladi Knoll participou de um grupo de estudos organizado por colegas Ortodontistas, entre eles três professores de pós-graduação. Ele foi convidado para falar sobre o Tratamento Odontológico para o Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono.
Em sua apresentação, destacou a importância da atuação interprofissional entre médicos e dentistas para um diagnóstico adequado e tratamento eficaz. Explicou que o ronco é um dos sintomas mais comuns na apneia obstrutiva do sono e pode estar associado à doenças chamadas “Distúrbio respiratório do sono.”
O profissional detalhou também o exame clínico médico e odontológico com avaliação das vias aéreas superiores, do índice de massa corporal, o teste de sonolência e destacou a cefalometria e em especial, a polissonografia. Exame indispensável que determina a existência e a severidade da apneia.
Explicou ainda que a apneia pode ser classificada quanto a sua origem em apneia central, de origem neurológica, apneia obstrutiva, quando há impedimento físico e ocorre esforço respiratório ou ainda apnéia mista, que é quando os dois fatores estão presentes. E quanto à frequência em ausente, leve, moderada ou severa.
A apneia atinge 9% da população masculina e 4% da feminina entre 30 e 60 anos. E cerca de 35% das pessoas que apresentam ronco habitual sofrem com apneia. Esta condição trás sintomas físicos como ronco alto, sono agitado, sonolência diurna, hipertensão arterial, arritmia cardíaca, cefaléia matinal, impotência sexual e refluxo gastroesofágico noturno. E psicológicos como irritabilidade, mudança de personalidade, depressão, redução da concentração e da capacidade intelectual.
O tratamento interprofissional combina abordagem médica, odontológica e terapia adicional quando necessário. Tanto a abordagem médica quanto à odontológica podem ser cirúrgicas ou não cirúrgicas e o Dr. Ladi explicou as possibilidades e detalhou o tratamento odontológico não cirúrgico via dispositivos intra orais, o foco principal do estudo.
Com base em sua qualificação e vasta experiência na aplicação e confecção dos dispositivos intra-orais, o Dr. Ladi falou sobre o histórico destes aparelhos, vantagens, indicações e contra indicações, princípio de ação e fez a demonstração de vários aparelhos.
A sessão de estudos terminou com uma revisão de laudos de polissonografia e eles debateram como solicitar e interpretar este exame tão importante.
“Foi uma troca de informações muito rica e benéfica para todos nós que participamos. Eu fiquei especialmente satisfeito com o convite, foi um grande prazer compartilhar minha experiência no tratamento e na confecção dos aparelhos. E quero agradecer a todos os envolvidos pelo convite e a oportunidade”, finalizou o Dr. Ladi Knoll.
Deixe um comentário