Muitos de nós somos de uma geração que aprendeu a oferecer açúcar para crianças ainda na mamadeira. O tal do “leitinho com Nescau”, quem lembra?
Pois bem, aí temos mais um daqueles hábitos que precisamos desconstruir! A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que crianças com menos de 2 anos NÃO DEVEM CONSUMIR qualquer alimento que tenha açúcar na composição.
O contato da criança com o açúcar, seja ele proveniente do açúcar mascavo, branco, mel ou alimentos ultraprocessados, influencia a formação do paladar e dificulta a aceitação dos alimentos saudáveis.
Isso sem falar que crianças que desenvolvem o hábito de consumir alimentos com açúcar muito cedo têm mais predisposição para desenvolver cáries, diabetes e até obesidade.
Ah, e se você está se perguntando se depois dos 2 anos o bebê já está liberado para consumir açúcar, a resposta também é não! O ideal é nunca incentivar o consumo e procurar manter a alimentação da criança o mais natural possível. Mas a partir desta idade, pode dizer menos “não”, o que não significa “sempre sim”.
Sabe aquela regrinha de “desembalar menos e descascar mais”? Vale para a vida toda!
Por isso, papais e mamães, procurem vocês também controlar a ingestão de açúcar. Sempre que possível, não tenha doces em casa (tudo começa com a disponibilidade) e nunca, jamais, estimule o consumo de balas, doces ou sobremesas como recompensa.
Agindo assim, além de evitar cáries e doenças bucais na criança, você cuida da saúde bucal dela de forma ampla e contribui para que ela desenvolva bons hábitos no longo prazo!
Pense nisso. E se tiver dúvidas sobre o assunto, deixe aqui nos comentários que a gente continua a conversa.
Dra. Laiane Knoll
Odontopediatra
CRO/RS: CD-23623
Deixe um comentário