O sono é um estado cerebral do organismo controlado pelo sistema nervoso. Ele é caracterizado pela perda periódica e reversível da consciência, redução da funções sensoriais e motoras do cérebro. Sua função reparadora não pode ser substituída pelo descanso sem dormir ou por qualquer alimento, bebida ou droga. Dormir é um fenômeno misterioso e necessário para o correto funcionamento mental e físico de todos os seres humano.
A Odontologia do Sono atua como auxiliar no tratamento. Nestes casos o Cirurgião-Dentista trabalha, obrigatoriamente, em conjunto com a Medicina do Sono. Na clínica o tratamento para os distúrbios do sono são realizados pelo Dr. Ladi, especialista em SONO pelo Hospital Israelita Albert Eisntein – SP.
O foco principal de estudo e diagnóstico é a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Caracterizada como um quadro de paradas respiratórias repetidas, causa dessaturações (falta) de oxigênio no sangue e provoca microdespertares inconscientes durante toda a noite, perturbando o padrão de sono reparador.
Normalmente é através do exame de Polissonografia que a Médico do Sono realiza o diagnóstico dos eventos respiratórios ocorridos enquanto o paciente dorme. E, baseado nestes resultados, o Cirurgião-Dentista realiza o tratamento de pacientes portadores de apneia e hipopneia obstrutivas em graus leves e moderados. Grau severo e apneias de origem central devem ser tratadas com aparelho CPAP, corretamente instalado e calibrado pelo médico do sono.